Programa Bem Viver ação especial de cuidado e promoção da saúde

O Programa Bem Viver Fiocruz Ceará (PBVFC) realizou, nesta quinta-feira (14/5), mais uma ação voltada à promoção da saúde para trabalhadores, trabalhadoras e discentes. A atividade foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Saúde e ao mês de conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais, trazendo atividades voltadas ao bem-estar, prevenção e qualidade de vida para a comunidade da Fiocruz Ceará.
Foram oferecidos serviços como liberação miofascial, auriculoterapia, informações sobre saúde bucal, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dicas de receitas com alimentos anti-inflamatórios, além de frutas e sucos detox.
A pós-doutora Kamila Oliveira, membro do Programa Bem Viver, participou da atividade e destaca a importância da saúde física e mental dos trabalhadores da Fiocruz Ceará, através de uma alimentação saudável, checagem dos exames e cuidado com a saúde mental.


O evento contou ainda com a parceria do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (Unifor), Geap Saúde e Prefeitura de Eusébio.
Saiba mais
Lançado em 2024, o Programa Bem Viver Fiocruz Ceará (PBVFC) tem realizado atividades voltadas à saúde e ao bem-estar ao longo do ano, motivando trabalhadoras e trabalhadores. Com palestras, encontros, acompanhamento individualizado e multidisciplinar, a ação foi inspirada na perspectiva de que o Bem Viver e relaciona-se à melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da valorização das dimensões culturais, sociais, econômicas e ambientais, culminando, assim, na promoção da saúde da população.


O PBVFC foi idealizado em articulação com a Coordenação da Fiocruz Ceará e com a Diretoria Executiva da Fiocruz e estruturado a partir de esforços de pesquisadores e discentes do Laboratório de Saúde Digital da Fiocruz Ceará, liderado pela Dra. Adriana Bacelo, com o apoio e colaboração da Coordenação de Gestão de Pessoas (COGEPE), com ênfase nas articulações da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST), do qual salienta-se a especial atuação da equipe do Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (NASA). Em construção coletiva a equipe de profissionais que compõem a saúde do trabalhador, e a docentes e discentes da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
A iniciativa está alinhada ao Programa Fiocruz Saudável (em consonância com as diretrizes da política institucional, expressas nas teses do Relatório Final do VIII Congresso Interno da Fiocruz (2018), em especial na Tese 6), à iniciativa “Fiocruz que Cuida” e ao “Planejamento Estratégico 2024-2040 da Fiocruz Ceará”, em especial no que diz respeito à promoção de um ambiente de trabalho motivador e de bem-estar do trabalhador.
Tags: Bem Viver, Fiocruz Ceará.