Fiocruz Ceará sedia simpósio sobre Autismo

A Fiocruz Ceará participou de mais um passo importante no fortalecimento das políticas de inclusão ao sediar o I Simpósio Intersetorial sobre Autismo da UEPA – CER III. Realizado pela prefeitura de Eusébio no dia 27 de abril de 2026, o evento intersetorial reuniu profissionais, gestores e famílias para fortalecer o cuidado e a rede de apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em um espaço de diálogo, aprendizado e construção coletiva.

Mais do que um evento técnico, o simpósio marcou um momento de mobilização social em torno da inclusão, com foco na qualificação do cuidado às pessoas com TEA e no fortalecimento da rede intersetorial no município. A iniciativa teve como objetivo promover atualização técnico-científica, integração entre os diferentes setores e aprimoramento das práticas assistenciais voltadas a crianças e adolescentes com TEA, diante da crescente demanda por diagnóstico, acompanhamento terapêutico e suporte educacional.

A abertura institucional destacou o caráter intersetorial da iniciativa, reunindo representantes da gestão municipal, da Fiocruz e de diferentes áreas da política pública, evidenciando o compromisso conjunto com a qualificação da atenção às pessoas com TEA. Participaram do encontro o prefeito de Eusébio, Arimatea Júnior; a vice-prefeita Tamara Holanda; o secretário de Saúde Zózimo Medeiros; a secretária de Educação Acilegna Saraiva, além de Adriana Bacelo, chefe de gabinete da Fiocruz Ceará.

Foram abordados temas como inclusão ao longo da vida, participação social, educação inclusiva, práticas baseadas em evidências e desafios enfrentados pelos municípios na assistência ao TEA. O evento também contou com mesas-redondas, relatos de experiência e participação ativa de familiares, reforçando a importância da escuta e do protagonismo das pessoas diretamente envolvidas no cuidado.

Ao promover o intercâmbio de experiências entre serviços, pesquisadores e usuários, o simpósio contribui para o fortalecimento do Centro Especializado em Reabilitação (CER III) como referência regional e para a construção de respostas mais integradas, resolutivas e humanizadas às necessidades dessa população.