Formação-Ação em Agentes Populares de Saúde do Campo – CE

O Território

Localização:

Miraíma, Ceará

Total de pessoas:

2.500 pessoas

Populações e comunidades no território:

  • Agricultores(as) familiares
  • Assentados
  • Acampados
  • trabalhadores(as) rurais

Conflitos socioambientais e/ou territoriais:

Um Acampamento no município de Santa Quitéria, no Ceará revela conflitos agrários. Já em outras localidades, a proximidade com produtores que fazem uso de defensivos químicos traz malefícios à saúde dos moradores e prejudicam a produção de alimentos de forma agroecológica.

Equipamentos e profissionais do SUS no território:

Programa Saúde da Família (PSF)

A experiência

Sobre o projeto “Formação-ação em Agentes Populares de Saúde, Ceará”, é importante dizer que ele se iniciou em julho de 2020 e, além do MST, participam também a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares e a Fiocruz-Brasília. Até o presente momento, a experiência formou 34 Agentes Populares de Saúde do Campo-CE, atingindo cerca de 700 famílias, com um total de mais de 2.500 pessoas contempladas de maneira direta e indireta.

O projeto envolve comunidades organizadas vinculadas ao Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais sem Terra (MST) em seis municípios cearenses: Canindé, Crateus, Pedra Branca, Miraíma, Santana do Acaraú e Santa Quitéria.

Nos períodos mais críticos da pandemia de Covid-19, a iniciativa realizou ações de prevenção por meio da distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), realização de barreiras sanitárias e trabalho educativo virtual, casa a casa e por meio das rádios comunitárias. Ações diretas no acompanhamento a famílias em situação de maior vulnerabilidade social, auxiliando na obtenção de alimentos, e de acesso aos sistemas de distribuição de renda do governo (que foram realizadas por meios eletrônicos e que boa parte da população não tinha acesso). Também atuando sobre a articulação da linha de cuidado, com médicos online 24h auxiliando no manejo e cuidado dos casos positivos de covid-19.

Saiba mais em:

Galeria de fotos

Locais onde foi realizada a experiência:

  • Associação/Sindicatos/Colônia
  • Domicílio
  • Escola
  • Rua

Participantes:

Lideranças comunitárias e militantes do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) no Ceará

Movimentos sociais, entidades e organizações:

MST, Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares e Fiocruz – Brasília.